Clientes em primeiro lugar - Resumo do Livro - O Gerente Lean - Cap. I
- Michael Ballé e Freddy Ballé
- 22 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

11 lições aprendidas no primeiro capítulo do livro “O Gerente Lean”
No inicio do livro, durante os acontecimentos na vida de Ward (possível fechamento da fábrica), este fica completamente desolado e procura ajuda com o seu próprio CEO para que a empresa não feche. O primeiro ensinamento diz a respeito sobre CLIENTES EM PRIMEIRO LUGAR (veja bem, isto é muito diferente que o 'Cliente tem sempre razão'!), do qual ele também estabelece os dogmas que devemos estar chão de fábrica constantemente, controlar os processos para obter resultados e desenvolver um método de solução de problemas para todos na fábrica entre outros:
CLIENTES EM PRIMEIRO LUGAR
1. Peças boas dentro do prazo. Reduzir custos.
2. Fazer pessoas antes de fazer peças.
3. Fluxo nivelado, produção puxada, VSM, são ferramentas do Lean e são FÁCEIS de aplicar, pois são técnicas de resolução de problemas, nada mais. A questão fundamental é ATITUDE. As pessoas têm de estar determinadas por seus clientes em primeiro lugar e fanático por desenvolver pessoas.
4. A chave da operação Lean é gerenciar pessoas para desenvolver o conhecimento continuamente.
5. Os trabalhos são organizados (existem procedimentos, normas, avaliações, etc.), mas a resolução do problema não é organizada. Por consequência, qualquer problema é problema do outro. Assim as restrições de trabalho se tornam mais importantes que servir o cliente.
6. Kaizen é problema da fábrica e não da corporação. Não é necessário um setor específico para isso, é necessário sim ensinar as pessoas resolverem seus próprios problemas.
7. Somente os operadores que vivem e trabalham todos os dias nos processos podem compreender inteiramente como o processo funciona. Eles têm a resposta para o seu problema e, se eles não falaram, é porque você não fez a pergunta certa.
8. Estamos errados metade das vezes. É necessário experimentar as coisas e tirar a prova de fogo. Ser Engenheiro à moda antiga, testar na prática, no campo, no “gemba” e acompanhar.
9. Dados quase sempre não convencem, fatos sim.
10. Qualidade é responsabilidade da produção, não do setor de qualidade.
11. Resultados x Controle

Comentários