OKR: entenda melhor essa metologia de metas
- By Marketing | Startup
- 14 de fev. de 2019
- 4 min de leitura

O significado de metodologia pode ser definido como “o caminho ou a via para a realização de algo” ou simplesmente se estuda os melhores métodos praticados. O OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia criada para definição de metas. Originária da Intel Corporation em 1998 e adotada pelo Google em 1999 em um período que o Google esta em seu primeiro ano de existência. A partir desse momento o OKR foi adotado por várias empresas.
O que é OKR?
OKR é uma metodologia que lista o que vai ser feito e a maneira como vai medir seu atingimento na seguinte forma:
Eu vou _______________________ Medido por _______________________.
Em que o “eu vou” representa o objetivo e “medido por” representa os key results. Portanto o OKR possui dois elementos: objetivo e key results (2 a 5 por objetivo).
Então, temos nesse artigo mil palavras para apresentar a metodologia OKR, usando uma linguagem objetiva, indo direto ao cerne da questão, utilizando exemplos para apresentar o que desejo transmitir.
Feito! De forma simples e direta acabei de apresentar a metodologia OKR. O objetivo é escrever um texto de mil palavras e os keys results são: linguagem objetiva, direto ao ponto, usando exemplos para transmitir. Isso é a metodologia OKR.
Características dos OKRs
As principais características e diferenças com planejamento anual.
Ciclos curtos de definição de metas: os ciclos são trimestrais de desdobramento de metas ao contrário do planejamento anual engessado e estático.
Simplicidade: devem ser simples e mensuráveis e compreensão facilitada.
Transparência: eles devem ser publicados de forma que seja de conhecimento de toda a organização.
Definidos Bottom-up e Top-Down: 60%dos OKRs devem ser definidos pela equipe de funcionários.
Stretch Goals: metas que exigem que a equipe ponha a mão na massa, repensando a forma de trabalhar.
Separados de remuneração e avaliação: desassociar as metas da remuneração e avaliação é imprescindível para que a equipe possa elaborar metas difíceis e aspiracionais.
Desenvolvendo uma cultura de foco em resultado
A metodologia OKR, quando bem utilizada, pode ser uma ferramenta de transformação cultural. Obviamente, isso não corre instantaneamente. Há um tempo de maturação que pode ser denominada de resistência à mudança.
A grande vantagem do OKR é que pode ser utilizada em qualquer empresa. Não importa o porte. Basta querer adotá-la. Ela auxilia a construir uma cultura de alto desempenho e com foco em resultados.
As vantagens da adoção dos OKRs
OKRs são um conjunto de objetivos macro de uma empresa e podem ser atingidos de forma individual ou coletiva. É importante que cada profissional da empresa saiba onde direcionar seus esforços e onde não desperdiça-los. Sendo assim, é lógico mencionar que uma gestão com OKRs produz maior produtividade e reduz o stress no ambiente empresarial e, consequentemente, melhora a condição de saúde dos funcionários e torna a equipe mais motivada. Em outros termos, todos tem um ganho adicional com a metodologia.
A mensuração e a simplicidade
A regra máxima para criar os objetivos dos OKRs é:
Todos devem conter números;
Todos devem ser acordados entre gestor profissional;
Cada profissional deve possuir, no máximo, 5 objetivos macro com 4 resultados chave para cada objetivo macro;
60% dos objetivos devem ser delineados de baixo para cima (Button-up), ou seja, pelo próprio funcionário que trabalhará neles.
As duas vias dos OKRs: Top-Down e Button-Up
Gestão de objetivos normalmente é realizada de cima para baixo Top-down). Decidida em reunião de diretoria sem o envolvimento do quadro de funcionários. A metodologia OKR utiliza uma abordagem diferenciada, onde apenas 40% dos objetivos são definidos pela alta administração e 60% são desenvolvidos pelos demais profissionais de compreendem a organização. De forma exemplificada podemos mencionar que o diretor de uma escola define em seu OKR a meta de ter apenas 5% de evasão da sala de aula nesse ano. O supervisor da escola ao receber os 40% dos objetivos definidos pelo diretor irá juntamente com os professores definir os 60% restantes para que o objetivo macro seja atingido no decorrer desse ano. Deve ter dado para perceber que o diretor da escola não pensou nem idealizou os detalhes de como a escola iria atingir o objetivo traçado, embora deva garantir que haja alguém preocupado com isso.
Essa metodologia é muito útil para reforçar o engajamento do quadro de funcionários da empresa. Ao envolver os funcionários nos processo de elaboração de objetivos, certamente irá se surpreender com os resultados atingidos. As pessoas se sentem valorizadas e se sentem fazendo definitivamente parte da organização.
Na organização os OKRs são públicos
Seria totalmente ineficaz se os KPRs não fossem públicos dentro das organizações que os utilizam. O engajamento faz com que os OKRs seja uma tarefa de todos. Também fazendo uso da tecnologia, os profissionais registram seus OKRs trimestralmente na intranet da empresa. Assim, a implantação da metodologia fica disponível a todos os interessados.
A corrente está criada entre todos na organização e os objetivos estão relacionados em todas as direções. A sensação é que o caminho a ser percorrido está alinhado e em andamento, Então, formou-se uma organização transformada em um grande time.
Em linhas gerais é uma metodologia acessível e produtiva. Foge daqueles aspectos burocráticos massivos que ninguém aprecia e estabiliza a organização num sentido único aos objetivos e metas utilizadas para atender os objetivos maiores de uma organização que são a lucratividade e a rentabilidade.
Não há como um empreendedor que pretende ser bem sucedido não dar uma parada para conhecer melhor essa metodologia, inclusive, porque para uma startup, por exemplo, que ainda não tem uma cultura organização definida e enraizada e que não possui, às vezes, meios para desenvolver um planejamento estratégico em seus mínimos detalhes, a metodologia do OKRs pode ser uma alternativa muito boa e consistente rumo ao desenvolvimento organizacional.
Acima de tudo ela surge como uma metodologia que não custará muitos recursos dos cofres da empresa. Como, também, viabiliza uma solução sensata e dinâmica para desenvolver os objetivos empresariais. A concepção de comunicação vertical e horizontal é que o a administração moderna busca. Uma redução dos níveis hierárquicos e, por conseguinte, uma gestão mais participativa.
Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário e participe da conversa!
Comments